História
Em 23 de dezembro de 1955, nove pessoas da Comunidade de Teresópolis se reuniram na Sala de Audiências do Juízo de Direito da Comarca de Teresópolis, sob a presidência do titular Exmº Sr. Dr. Luiz Henrique Steele Filho, para constituir uma sociedade civil sob a denominação de CAIXA DE AUXÍLIO AO MENOR DESAMPARADO – CAMD, com finalidade de manter a vigilância ao menor e promover o amparo e assistência social ao mesmo.
A Igreja de Nova Vida de Teresópolis, desde a sua fundação em 1986, tem-se dedicado intensamente a amparar as necessidades da infância e da adolescência no Município. Em 1991, a Diretoria da então CAMD, ao final do seu mandato, procurou a nossa igreja solicitando que assumíssemos aquela instituição, por já ter conhecimento da atuação da igreja junto aos problemas infanto-juvenis e com total apoio do Juizado da Infância e da Juventude.
Em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 28 de janeiro de 2004, foi apresentado o novo estatuto da instituição, com as devidas alterações, de acordo com o Novo Código Civil, que foi submetido à apreciação da Assembleia e aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, o presidente fez a explanação aos associados presentes sobre a necessidade da mudança do nome da CAMD, por exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, sugerindo como nova denominação ASSOCIAÇÃO NOVA VIDA – ANV -- a proposta em votação foi aprovada por unanimidade de votos dos presentes.
Nossa Missão:
Acolher crianças e adolescentes em situação de risco social, visando amparar, orientar, educar e promover iniciação profissional para os adolescentes, sempre estimulando sua autonomia, sua auto-estima e seu auto-desenvolvimento, contribuindo para que se tornem cidadãos conscientes e críticos, participantes e úteis nas suas comunidades.
Trabalhar as possibilidades de reinserção familiar, os vínculos afetivos, quando possíveis, bem como a inserção em família substituta.
Sermos uma instituição capaz de auxiliá-los na tomada de consciência de suas realidades e potencialidades, levando-os a não reproduzir sua história familiar de insucessos.
Nossos Valores:
Em todo o momento nossas ações não são neutras; estamos sempre nos interpretando, expressando nossa identidade, bem como influenciando outras. Nossos valores estão na ética, na família e na moral cristã, expressos no trabalho desenvolvido em respeito ao ser humano.
Nossa Visão:
Agregar valores morais e familiares à vida dos acolhidos, estimulando-os a uma visão crítica de sua realidade, capacitando-os para as mudanças que necessitam empreender, bem como os desafios da vida fora da instituição.